Pular para o conteúdo principal

Socor e Tecnologia - Juntos por Você

 A punção epicárdica por abordagem percutânea subxifoidea para acesso do espaço pericárdico foi uma técnica desenvolvida no Instituto do Coração (InCor HC-FMUSP) em 1995 por Eduardo Sosa (in memoriam), Maurício Scanavacca e Andre D’Ávilla para mapeamento e ablação de taquicardia ventricular em pacientes com miocardiopatia chagásica. Nestes pacientes há circuitos cicatriciais subepicárdicas (mais próximos da face externa do coração) em até 37% dos casos, que seriam inatingíveis pela técnica convencional endocárdica (face interna do coração).

Atualmente segundo os consensos de várias sociedades médicas internacionais, a técnica é utilizada em pelo menos 20% dos pacientes submetidos a ablação de taquicardia ventricular sustentada em centros médicos terciários, dos quais faz parte o Hospital Socor. Os pacientes que mais se beneficiam são aqueles refratários ao uso de medicação antiarrítmica e submetidos a choques recorrentes de cardiodesfibriladores implantados para prevenção de morte súbita no contexto de miocardiopatias não-isquêmicas.

Para realização da técnica de abordagem do espaço pericárdico é utilizada uma agulha de anestesia para punção peridural (Tuohy 18G). A equipe de Eletrofisiologia do Hospital Socor capitaneada pelo Dr. André Assis e integrada pelos Dr. Marcos França, Dr. Reynaldo Miranda e na anestesiologia pelos Dr André Vinicius Campos e o Dr Wagner Fernandes Júnior não só faz uso da mesma como também utiliza um novo material para micropunção com agulha menos traumática (21G) descrita desde 2015 por Gunda, Natale e cols. Isso permite minimizar taxa de complicações como hemopericárdio e necessidade de abordagem cirúrgica para menos de 1%.

Foram nestes moldes que foi realizada a ablação de taquicardia ventricular sustentada do paciente Z.A.A., 85 anos, no contexto de tempestade elétrica e choques recorrentes do cardiodesfibrilador no dia 30/06/2020. Foram realizadas as abordagens: epicárdica por micropunção e endocárdica com uso de mapeamento eletroanatômico tridimensional. O paciente realizou breve passagem pelo CTI para pós-operatório e recebeu alta hospitalar no dia 08/07/2020 sem novos episódios arrítmicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia das Mulheres - Hospital Socor

Hoje dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, mas vocês conhecem a história por trás deste dia? . Pode se dizer que tudo se iniciou no dia 25 de março de 1911, quando uma fábrica têxtil sofreu um incêndio causando uma fatalidade a 123 mulheres. A empresa apresentava más condições de trabalho para as colaboradoras. . Esse acontecimento gerou uma grande mobilização, onde mulheres saíram às ruas para lutar por seus direitos e melhores condições de trabalho. Desde então, muitas pessoas consideram que esse foi o grande marco para a comemoração, que se tornou internacional por alcançar várias mulheres de outros países. . Em 8 de março de 1917 na Rússia, uma greve de operarias de uma empresa têxtil gerou um marco ainda maior. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa. . O chamado “Dia Internacional das Mulheres” foi oficializado pela Organização das Na

I Workshop de Melhorias do Hospital Socor - Pronto Atendimento

  No dia 19 de agosto, ocorreu o primeiro Workshop de  Melhorias do Hospital Socor, tendo nessa primeira fase o foco de levantar possíveis melhorias processuais no setor de Pronto Atendimento. Todo o evento foi realizado seguindo os protocolos de segurança no combate ao Covid-19, assim garantindo a saúde dos nossos colaboradores na busca de melhorias no atendimento para nossos pacientes.